sábado, 8 de setembro de 2012

Resenha: A irmandade das calças viajantes por Ann Brashares

Título: A Irmandade das Calças Viajantes
Autor: Ann Brashares
Páginas: 311
Editora: Rocco
Ano: 2003
Sinopse: 
"Nada no mundo pode separá-las.
Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas de verdade. Companheiras, cúmplices, confidentes. E a amizade delas, ao que tudo indica, não é pura coincidência. Pode ter acontecido antes mesmo de nascerem, afinal vieram ao mundo em um intervalo de dezessete dias de diferença entre uma e outra. Não é mesmo muita coincidência?
Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar o verão separadas. Carmen visitaria o pai na Carolina do Norte. Lena e a irmã ficariam duas semanas na Grécia com os avós. Bridget iria para uma colônia de férias. Tibby tinha escolhido ficar em casa mesmo e começar a trabalhar em uma farmácia. Definitivamente, este seria o verão mais longo de suas vidas.
As quatro decidiram, então, fazer um pacto, ou inventar um código, um elo que as unisse enquanto estivessem viajando. E encontraram a solução num velho jeans comprado no brechó, surrado e desbotado. Aquelas calças que eram tudibom, transformaram-se num símbolo de amizade e passaram a pertencer às amigas igualmente. Surgia, assim, a Irmandade das Calças Viajantes, com direito a cerimônia secreta, juramento e dez mandamentos básicos para o uso do jeans.
Como as Calças, cada leitor será convidado a viver etapas determinantes, momentos intensos, grandes provas, problemas, decepções, emoções, sofrimentos, descobertas, revelações, lado a lado com Tibby, Carmem, Bridget e Lena. As narrativas das quatro protagonistas se entrelaçam para descrever um verão depois do qual tudo será diferente.
A Irmandade das Calças Viajantes é o primeiro título da série Calças Viajantes. A autora Ann Brashares acredita que a principal mensagem de seu livro é: ame a si mesmo e a seus amigos incondicionalmente. A história continua em O segundo verão da irmandade." 



   Este foi mais um livro que eu li da Biblioteca Pública de BH (Sim! Bibliotecas públicas também tem livros legais - logo logo farei um post sobre isso!)
   A sinopse (grandinha né?) foi retirada do próprio site da Editora Rocco.
   Eu já tinha assistido ao filme "4 Amigas e um Jeans Viajante" há muitos anos atras e não sabia que ele era baseado em um livro. Gostei muito da história e anos depois fui saber da existência da série "Calças Viajantes" da Ann Brashares, composta por 4 livros. Encontrei o primeiro livro da série na biblioteca e não pensei duas vezes antes de levar.
    Achei o livro e o filme bem parecidos o que é um ponto positivo pois adoro fidelidade nas histórias. A história de 4 amigas totalmente inseparáveis, suas mães se tornaram amigas durante a gravidez e todas as 4 nasceram em datas muito próximas. Nunca se separam, muito menos durante as férias de verão.
    Mas esse ano é diferente. Cada um terá um destino para suas férias e elas estão muito tristes e preocupadas com essa separação. Mesmo que temporária. Daí, elas encontram uma calça em um brecho que serve em todas as 4 (que não tem corpos nada parecidos). Assustadas com a calça "mágica" decidem que ela será o laço de ligação entre as amigas durante essas férias. Cada uma passa um tempo com a calça e envia pelo correio para a outra até o fim do verão.
    Antes de partirem para seus destinos, é realizada uma cerimônia e as regras para o uso da calça são criadas. Eu ri demaaaais das regras, uma das partes mais divertidas do livro e é o que está na parte de trás do livro! hahahahaha
    A calça, super viajada, vive com as garotas os maiores apertos, e é tudo contado por cartas que são enviadas pelo correios às outras amigas do outro lado do mundo.

    É um livro mais juvenil, uma leitura bem leve, mas muito bacana. Me emocinei muito em algumas partes, principalmente com a história do verão de Tibby.
    A coleção é seguida por "O Segundo Verão da Irmandade", "Meninas de Calças" e "Para Sempre Azul". Não tive a oportunidade de lê-los mas logo voltarei à biblioteca para ver se eles já estão por lá.
    A versão cinematorgráfica da história foi feita em dois filmes e como só assisti o primeiro, não posso dizer se o segundo também é fiel à história, mas espero que não acontece como em "O Diário da Princesa".
   Um dos destaques do filme é a presença de Blake Lively, diva (Serena) de Gossip Girl :D


Os trailers:



 





(só eu que fiquei assustada da imagem dos 2 videos ser a Blake chorando? Oi??) ahahahaha
Beijos.
Aline.

3 comentários:

  1. eu ja havia visto o filme, mas nao sabia q era um livro viu xp
    adorei a resenha ^^

    ResponderExcluir
  2. que lindo, não sabia que eram livros *-*

    beijos,
    Letícia - umceudeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti os filmes também, não sabia que eram inspirados em livros.
    Vou ver encontro para ler *-*
    Concordo, biblioteca publica tem muita coisa boa.

    Seguindo aqui *-*

    Beijos,
    pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...