quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Resenha - O Casamento por Nicholas Sparks

Título: O Casamento
Autor: Nicholas Sparks
Páginas:  224
Ano: 2012

Editora: Arqueiro 
Sinopse: “Sparks está em sua melhor forma nesta comovente história de amor sobre um herói imperfeito que tenta corrigir seus erros.” – Booklist Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane, contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em O Casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados."

Gente, li esse livro nas minhas férias, e a cada livro do Nicholas Sparks eu posso afirmar, EU AMO ESSE HOMEM! KKKKKK' #semmais. Inclusive, acho que vocês já repararam o quanto eu demoro pra escrever algumas resenhas, e isso acontece principalmente com os livros que eu mais amo, por que dependendo do meu envolvimento com o livro eu tenho algumas dificuldades em contar pra vocês o que eu exatamente senti com a história, e o quanto ela foi importante pra mim, mais enfim, vamos ao que interessa. =D

Começamos descobrindo que ele é uma continuação de 'Diário de uma paixão', mas ele não depende de você já ter lido o primeiro livro para entender a história. É claro que você entende muito melhor, e acha muito mais lindo, quando já conhece a história de Allie e Noah, mas não é estritamente necessário. Enfim, O Casamento conta a história de Wilson e Jane, um casal que passou por tudo juntos, e construiu uma família linda, com três filhos já criados. O que devia ser uma vida conjugal plena e feliz, é desmanchada por atitudes do próprio Wilson ao longo do casamento, que mesmo amando sua esposa loucamente, não é um marido presente e muito menos carinhoso. Tudo realmente piora quando Wilson esquece o aniversário de 29 anos de casado. Ele sempre foi um homem extremamente focado em seu trabalho, e passou grande parte da sua vida se dedicando a ele, até mesmo para o bem financeiro de sua família, mais agora é como se ele estivesse colhendo o fruto da sua ausência em casa, por que estava no trabalho. 

Quando ele acorda pra situação em que ele e sua esposa estão vivendo, ele acaba percebendo que eles estão muito próximo do fim, e o que ele mais teme é perder a única mulher que ele foi capaz de amar na vida. Então ele começa a lutar por seu casamento. A história se passa entre o 29 º ao 30º aniversário de casamento, ou seja, um ano de luta. 

A história é narrada por Wilson, o que nos mostra toda a sua vulnerabilidade e toda a sua força de vontade de ser para Jane o marido que o pai dela, o Noah, foi para sua mãe, Allie. Quem leu o 'Diário de uma paixão' entende que Noah foi praticamente um marido quase perfeito para Allie, e como Jane cresceu em um lar assim, ela é extremamente romântica  e essa é um das principais dificuldades de Wilson, e por mais que ele ame a sua esposa ele não consegue ser romântico.

Gente, eu simplesmente engoli esse livro, eu fiquei doida com essa história, com essa força de lutar por esse amor, que mesmo tendo passado quase 30 anos continuava vivo dentro de Wilson, e ele queria que continuasse vivo em Jane também. Me emocionei durante todo o livro, com todas as dúvidas dele, com todos os medos, com toda a saudade que ele sentia, e com toda a nostalgia de quando ele lembrava do começo do relacionamento deles. Parecia que ele estava aqui, me contando tudo, parecia que eu sentia tudo que ele estava sentindo, e que eu torcia demais pra essa história acabar bem. 

O livro é maravilhoso, assim como tudo que Nicholas escreve. Ele tem o dom de me emocionar, me surpreender, e me encantar com histórias tão humanas e sonhadoras. Eu sei que talvez não tenha conseguido passar pra vocês tudo o que eu senti com esse livro, mas acreditem, foi uma experiência linda, e eu super recomendo pra vocês!! 




E ai, quem já leu? =D
Conta pra gente como foi?
E quem deseja essa leitura?! 
Beijos, até a próxima. 

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Débora! Já li Diário de Uma Paixão e O Casamento e amei! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo e já estou amando. <3

    ResponderExcluir
  3. Olá! Só li um livro do Nicholas e gostei muito..
    Ótima resenha..
    Te indiquei num meme!
    Um beijo!
    http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li diário de uma paixão e quero saber como fica o romance da filha de Noah.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...