quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Resenha - O Lado Bom da Vida por Matthew Quick

Título: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Páginas:  256
Ano: 2013

Editora: Intrínseca 
Sinopse: "Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança."

Pat Peoples, meu amor, passou os últimos anos da sua vida em uma clínica psiquiatra e agora que saiu, ele só tem um objetivo, que é o de acabar com 'o tempo separados' que a sua esposa Nikkie pediu a ele quando ele entrou na clínica. 

Agora que saiu do 'lugar ruim', Pat está morando com seus pais, e ele está tentando colocar em prática o que aprendeu, ou seja, ele está tentando ser o mais gentil e o mais educado possível e fazer o máximo de exercícios físicos, e se comportando assim ele acredita que a Nikkie vai voltar pra ele. 

"Estou treinando ser gentil em vez de ter razão."
Pat Peoples

Tentando se adaptar novamente a sua vida normal, Pat tem que lidar com uma mãe extremamente dedicada e que chora quase o tempo todo, com um pai que simplesmente ignora a sua presença e que tem o seu humor definido pelo resultado no jogo do seu time de futebol americano, um irmão extremamente empenhado em 'enturmar' novamente com ele, e um amigo ausente, que tenta ser amigo novamente, e o melhor psiquiatra de todos os tempos.

Ronnie, o ex-atual-amigo de infância, convida Pat pra jantar em sua casa com sua família, e lá ele é apresentado a cunhada igualmente problemática de Ronnie, a Tiffany. E é ai que a coisa começa a ficar boa de verdade, pois Pat e Tiffany desenvolvem uma amizade um tanto diferente e esquisita. E posso dizer, que depois que eles se conhecem, você não consegue largar o livro, fica simplesmente hilário e empolgante.


Gente, o livro é muito bom. Diferente, divertido, gostoso de ler e leve. A narrativa é em primeira pessoa, o que as vezes deixa o livro bem infantil, mais é assim que o Pat sai da clínica, e é assim que passamos a enxergar ele. E por ser assim tão infantil, as vezes, ele não enxerga coisas obvias, que está todo mundo vendo menos ele. Mais é nessa infantilidade dele, que eu também percebi a pureza do amor dele por Nikkie, é uma coisa linda sabe, aquele amor louca, necessário, que você vive em função da pessoa, e mesmo que não faça bem pra ele isso, é bonito ver, que tudo que ele faz, ele faz pensando nela. Fora isso, o livro também me deixou curiosa, pois eu me vi desesperada pra saber o mistério que envolvia Pat e o Kenny G.

Gostaria muito de poder contar mais, mas se eu falar demais vou acabar dando spoiler e ai vai perder totalmente a graça pra quem não leu ainda! E uma história diferente dessas que vemos por ai, e acho que foi por isso que o livro é tão bom. Não foi o melhor livro da minha vida, mais eu super recomendo a leitura. 

Agora estou mega ansiosa pelo filme, que está sendo super elogiado, e mesmo eu já sabendo que tem muita coisa diferente, eu quero muito ter essa experiência e espero amar como todas as minhas amigas amaram! =D


E ai gente, quem já leu?
Quem já viu o filme? 
E quem não vê a hora de poder ler? *-*
Beijo pra vocês, até mais.. 


4 comentários:

  1. Meninas ainda não li e nem assisti o filme, mas ontem tive que me conter para não comprar o livro. É que fiz uma promessa de passar o resto do mês sem comprar livros, felizmente, o mês já esta acabando e em março vou ler!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero muito ler, mas acredito que só acontecerá em julho quando eu voltar a comprar livros.
    Vi o filme e adorei (embora não seja simpatizante do Bradley Cooper... e eles irão estar juntos de novo na adaptação de Serena ¬¬).

    As histórias se diferenciam em muitos pontos pelo o que vi, apesar de ambas serem boas e manterem a ideia central.

    Aguardo

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler antes de ver o filme, sempre perco a vontade de ler se vejo o filme primeiro então em breve eu vou ler!

    ResponderExcluir
  4. eu nao gostei do filme sabe, por isso q nao vou ler o livro

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...