terça-feira, 16 de abril de 2013

Resenha - Extraordinário por R.J. Palacio


TítuloExtraordinário
Autor: R.J. Palacio
Páginas:  320
Ano: 2013

Editora: Intrínseca 
Sinopse: "August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor."

Oi gente, então vocês devem ter reparado a ausência de postagens aqui no blog né!? Como a Aline havia comentado estávamos em uma semana surreal de provas (que ainda não chegou totalmente ao fim), e eu meio que estava em processo de 'mudança', então estava simplesmente impossível arrumar tempo pra postar aqui no blog, e muito menos pra ler, já que entravei no ultimo livro (ali ô -->). Então miiil desculpas. 

Hoje vou contar pra vocês desse livro maravilhoso que eu li em apenas um dia. *-* Logo que eu vi a capa e a sinopse desse livro, eu já percebi que esse não seria um livro comum, e sim uma história especial, e eu posso afirmar pra vocês que eu não me enganei. 

August Pullman, ou Auggie para os íntimos, nasceu com uma doença raríssima. Essa doença é uma síndrome genética que lhe causou várias deformidade em seu rosto, e foi percebida ainda quando estava no útero de sua mãe. Por causa disso, desde neném ele teve que passar por várias cirurgias e diversos tratamentos médicos.

Por conta de sua saúde extremamente frágil, Auggie nunca tinha frequentado a escola ainda, e quem lhe dava aulas era a sua mãe. Porém a sua família decide que já está na hora de Auggie começar a frequentar uma escola, e ele entra no quinto ano do ensino fundamental. Sua família e o próprio Auggie sabe que isso não será tarefa fácil, mas como toda família unida eles tem certeza que vão conseguir passar por isso juntos. 




O livro é narrado em primeira pessoa, e durante os capítulos vamos tendo a perspectiva de cada uma das pessoas que rodeiam Auggie, ou seja, além da história ser contada por ele, ela também é contada por seus amigos e familiares. E pra mim esse foi um ponto muito forte do livro, pois em todo o momento podemos perceber os sentimentos e emoções mais profundas dos outros personagens do livro, e isso com certeza dificultou ainda mais a escolha de um personagem preferido.

Apesar de ser um tema marcante e extremamente comovente, a autora não usou isso de maneira apelativa, pelo contrário, em todos as linhas do livro você sentia as palavras carregada de uma emoção forte, de um carinho e um amor comovente. Ela levou a história de uma maneira encantadora, linda e emocionante.

Em momentos do livro eu me via extremamente ligada ao Auggie, sentia uma vontade louca de pegar ele no colo, de abraça-ló, de cuidar dele, de tirar ele desse mundo cruel. Ele é um personagem tão bem construído, tão real, que eu realmente sentia como se ele existisse, era como se eu pudesse enxergá-lo na minha frente enquanto eu lia a sua linda história. 

Em vários momentos do livro eu tive que parar de ler, por que eu chorava tanto que estava molhando as páginas, e ia acabar estragando o meu tesouro. HAHA' E eu posso dizer pra vocês que esse é o PRIMEIRO livro que me fez chorar o decorrer da história toda.



Gente, eu acho que eu não consegui expressar todo o meu sentimento e amor por esse livro, mas eu acho que eu não consigo demonstrar isso nem contando toda a história pra vocês, por que esse livro me marcou de uma maneira profunda e muito intima. Espero que vocês tenham entendido o quanto esse livro é realmente EXTRAORDINÁRIO!



Beijos.







2 comentários:

  1. O livro me chamou bastante atenção, mas ainda não tenho ele em mãos.
    Adorei sua resenha. ♥♥
    http://meuslivrosparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já tinha vontade de ler esse livro e agora fiquei com ainda mais. Parece ser um livro muito emocionante e que nos faz pensar. Ótima resenha!

    Beijos
    www.marianaesuaestante.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...